Artigo da semana: TENDÊNCIAS ATUAIS DO MERCADO EDITORIAL

Assim como em outros segmentos, não poderia ser diferente para o mercado editorial: a tecnologia também trouxe mudanças significativas para o autor de livros, seja ele independente ou contratado por uma editora, transformando-o em personagem principal e atuante de uma história de sucesso no universo das letras.


O marketing tornou-se uma ferramenta essencial para quem pretende responder às seguintes questões:
“para quem escrever”, “sobre” o que escrever, “como” e “onde” disponibilizar sua obra, principalmente nos tempos atuais, intensificados pela pandemia da COVID-19, que envolveu o mundo desde o segundo semestre de 2019.
A necessidade de ficar de quarentena mudou totalmente a forma de trabalho e consumo no dia a dia das pessoas. De acordo com o site do SEBRAE (2021), um estudo recente desenvolvido pela Nielsen, empresa de pesquisa de marketing, teve como resultado o surgimento de um novo comportamento do consumidor diante da pandemia, pois como forma de prevenção, muitas pessoas têm evitado as lojas físicas e estão se voltando cada vez mais para o e-commerce.
O estudo ainda identificou que as mudanças de hábitos que mais se destacaram estão relacionadas ao aumento de compras online, uma mudança considerável na vida das pessoas e de empresas de todos os setores, inclusive empresas relacionadas ao mercado editorial. A COVID-19 gerou restrições ao deslocamento de consumidores, trabalhadores e bens de consumo, impactando os modelos
de negócios vigentes. Tornou-se fundamental entender o modelo de negócio (comentei sobre modelo de negócio no post “Artigo da semana – SER EMPREENDEDOR NO MERCADO DAS LETRAS”) para manter e adaptar a empresa aos tempos atuais.


Conforme artigo no site da Revista Isto é Dinheiro (2021), a venda de livros físicos e e-books pela internet
apresentou crescimento de 44% no ano passado (2020), na comparação com o ano anterior. O resultado reflete o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Como consequência, mudanças de hábitos e padrões de comportamento que vinham se desenhando ou passando por mudanças lentamente tiveram uma forte aceleração. A digitalização dos negócios e a intensificação do uso de canais digitais de interação com os consumidores são exemplos de tendências que já se manifestavam, diminuindo a distância entre quem vende e quem compra. O site da Agência Brasil (2021) cita as mudanças no consumo
da obra literária, com o surgimento e fortalecimento dos clubes de leitura, áudio livros e livros digitais. A transformação também atinge o segmento de produção de livros, com o avanço de livrarias independentes e de nicho, ao mesmo tempo em que as grandes redes enfraquecem.

A última década tem sido turbulenta para o mercado do livro, com grandes livrarias brasileiras em recuperação judicial. Somado ao fechamento do comércio na pandemia, esse fato faz com que todos os envolvidos nesse segmento acompanhem as novas tendências de mercado, como por exemplo, o fim das megastores como a Cultura e Saraiva, em que pesa o custo de manter espaços gigantescos em
shoppings centers, com grande número de funcionários e enormes estoques. Com o fim desses hipermercados, o consumidor poderá voltar-se aos negócios de bairro, às pequenas livrarias que oferecerão um diferencial na experiência dos clientes. A livraria não deixará de existir, mas assumirá um novo papel dentro desse segmento literário.

Na minha opinião, essa é a oportunidade para que o escritor ou editora independentes possam crescer e administrar as suas obras literárias.

Trecho retirado do e-book “E por falar em empreendedorismo editorial”, de Ana Pirolo – Editora da Galeria. http://www.editoradagaleria.com.br/empreendedorismo.html

E-book “E por falar em empreendedorismo editorial” de Ana PIrolo

Saiba mais sobre Ana Pirolo linktr.ee/ana.pirolo.escritora

Acompanhe todos os artigos da semana. Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s