Vale do Paraíba: referência da literatura nacional

Tem gente que nem imagina, mas o Vale do Paraíba é uma das regiões mais estudadas pelos historiadores, arquitetos, urbanistas, entre outros e uma das grandes contribuições para a história do Brasil foi e tem sido no campo da literatura.

Essa região já foi cenário de romances da literatura brasileira. Um exemplo é o romance “O tronco do ipê” de José de Alencar, de 1871, que aborda o apogeu das fazendas de café da época do império e da escravidão.

José de Alencar

Outro exemplo, bastante conhecido, é  Monteiro Lobato (1882-1948) que foi escritor e editor brasileiro. “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a “Editora Monteiro Lobato” e mais tarde a “Companhia Editora Nacional”. Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.

Monteiro Lobato

Ao lado da literatura infantil, Monteiro Lobato também deixou extensa obra voltada para o público adulto. Retratou os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café.

Não é à toa que a cidade de Taubaté, interior de São Paulo e cidade que nasceu Monteiro Lobato, detém o título de Capital Nacional da Literatura Infantil, título concedido ao município pelo Congresso Nacional em 2011.

Aproveite e assista ao Programa Piu Literário com a escritora Ana Pirolo em que ela comenta sobre literatura infantil e Monteiro Lobato. Clique aqui.

Cassiano Ricardo

Não podemos nos esquecer de Cassiano Ricardo (1895-1974) que foi um poeta, ensaísta, jornalista e advogado brasileiro. De poesia marcadamente nacionalista, buscou inspiração nos motivos folclóricos e históricos brasileiros.
Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos, São Paulo, no dia 26 de julho de 1895.

É claro que temos muitos outros exemplos de como a literatura do Vale do Paraíba foi bem representada por nossos escritores. Esses são apenas alguns entre muitos outros.

Escritores do passado:
. Monteiro Lobato
. Eugenia Sereno
. Miguel Reale
. Barão Homem de Melo
. Cassiano Ricardo
. Plínio Salgado
Entre outros.

Escritores do presente:
. Dila Bento
. Rita Elisa Seda
. Ana Pirolo
. Marcelo Fernandes
. Poeta Ismael Alcacibas Jones
. Cilene Lima
. Renata Oliveira
. Marcela Ondei
. Nina Dó Ré Mi
Entre outros.

Uma das maneiras de conhecer a literatura atual do Vale do Paraíba é através do Clube do Livro do Vale do Paraíba, que tem como objetivo incentivar a leitura de obras literárias da região.

O projeto Clube do Livro do Vale do Paraíba , coordenado pela escritora Ana Pirolo em parceria com a Editora da Galeria, tem como inspiração todos os escritores do passado e do presente de nossa região. O projeto surgiu para divulgar e enaltecer ainda mais o Vale do Paraíba como referência da literatura nacional.

E aí, gostou? Conheça o nosso projeto Clube do Livro do Vale do Paraíba e curta ainda mais a literatura da região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s