Dicas para iniciar o hábito da leitura

Mesmo com tanta tecnologia, continuamos lendo. Isso mesmo, lemos constantemente e nem percebemos. Lemos as mensagens do aplicativo, os posts das redes sociais, durante os filmes legendados, as notícias dos portais jornalísticos. Portanto, nem tem como a pessoa alegar que não gosta de ler, não é mesmo? De alguma forma, essa pessoa está lendo.

É claro que, quando comentamos sobre a leitura, automaticamente, as pessoas associam ao livro. E o livro acabou tornando-se um veículo de informação seletiva, pois somente lemos um livro que escolhemos ler, que queremos ler.

Muitas vezes, as pessoas tem dúvidas em como iniciar na leitura, como criar o hábito da leitura. E o primeiro passo é escolher um livro e ler, não tem outro jeito. De alguma forma, tem que iniciar lendo a primeira página.

A leitura é um hábito.

De acordo com o Dicionário Oxford, hábito significa:

substantivo masculino

1. maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo.

2. maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania.

Portanto, ter o hábito da leitura é ter o costume de ler. E a leitura tem as suas vantagens. Ela pode proporcionar:

  1. Aumenta o foco e a concentração
  2. Fortalece o pensamento crítico
  3. Exercita o cérebro
  4. Estimula a criatividade
  5. Aprimora a escrita

Quando lemos um livro (físico ou digital), as funções cognitivas, como a concentração e o foco são trabalhados. Quando a história é boa e bem contada, difícil se distrair.

Um dos grandes benefícios da leitura no desenvolvimento é que, quando as pessoas são introduzidas a épocas e realidades diferentes, elas acabam estimulando reflexões, o que nos torna indivíduos melhores.

Enquanto a pessoa lê, ela realiza uma grande quantidade de sinapses, que são as conexões neurais. Isso quer dizer que esse hábito é como uma ginástica ao cérebro e, com isso, a função cerebral é favorecida.

A leitura é uma prática enriquecedora que traz muitas vantagens e aprimora habilidades do leitor, como a criatividade e aprimoramento da capacidade de expressão por meio de textos que favorece o conhecimento de novas palavras.

A leitura favorece, também, o estudo de costumes e hábitos de outras épocas descritas em suas histórias.

Se a leitura é um hábito, esse hábito pode ser fortalecido através de uma assinatura em um  clube de livros. Todo o mês, um livro diferente para incentivar a leitura.  Uma ideia bacana, que, de certa forma, pode criar o hábito da leitura. Mais interessante ainda, quando você passa a ler a literatura de sua região.

Uma das maneiras de conhecer a literatura atual do Vale do Paraíba é através do Clube do Livro do Vale do Paraíba, que tem como objetivo incentivar a leitura de obras literárias da região e fomentar o mercado editorial local.

O projeto Clube do Livro do Vale do Paraíba , coordenado pela escritora Ana Pirolo em parceria com a Editora da Galeria, tem como inspiração todos os escritores do passado e do presente de nossa região. O projeto surgiu para divulgar e enaltecer ainda mais o Vale do Paraíba como referência da literatura nacional.

Inicie na leitura, conheça o nosso projeto Clube do Livro do Vale do Paraíba e curta ainda mais a literatura da região.

E aí, gostou do artigo? Se gostou, curta, comente e compartilhe!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s