Mesmo com tanta tecnologia, continuamos lendo. Isso mesmo, lemos constantemente e nem percebemos. Lemos as mensagens do aplicativo, os posts das redes sociais, durante os filmes legendados, as notícias dos portais jornalísticos. Portanto, nem tem como a pessoa alegar que não gosta de ler, não é mesmo? De alguma forma, essa pessoa está lendo.
É claro que, quando comentamos sobre a leitura, automaticamente, as pessoas associam ao livro. E o livro acabou tornando-se um veículo de informação seletiva, pois somente lemos um livro que escolhemos ler, que queremos ler.
Muitas vezes, as pessoas tem dúvidas em como iniciar na leitura, como criar o hábito da leitura. E o primeiro passo é escolher um livro e ler, não tem outro jeito. De alguma forma, tem que iniciar lendo a primeira página.
A leitura é um hábito.
De acordo com o Dicionário Oxford, hábito significa:
substantivo masculino
1. maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo.
2. maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania.
Portanto, ter o hábito da leitura é ter o costume de ler. E a leitura tem as suas vantagens. Ela pode proporcionar:
- Aumenta o foco e a concentração
- Fortalece o pensamento crítico
- Exercita o cérebro
- Estimula a criatividade
- Aprimora a escrita
Quando lemos um livro (físico ou digital), as funções cognitivas, como a concentração e o foco são trabalhados. Quando a história é boa e bem contada, difícil se distrair.
Um dos grandes benefícios da leitura no desenvolvimento é que, quando as pessoas são introduzidas a épocas e realidades diferentes, elas acabam estimulando reflexões, o que nos torna indivíduos melhores.
Enquanto a pessoa lê, ela realiza uma grande quantidade de sinapses, que são as conexões neurais. Isso quer dizer que esse hábito é como uma ginástica ao cérebro e, com isso, a função cerebral é favorecida.
A leitura é uma prática enriquecedora que traz muitas vantagens e aprimora habilidades do leitor, como a criatividade e aprimoramento da capacidade de expressão por meio de textos que favorece o conhecimento de novas palavras.
A leitura favorece, também, o estudo de costumes e hábitos de outras épocas descritas em suas histórias.
Se a leitura é um hábito, esse hábito pode ser fortalecido através de uma assinatura em um clube de livros. Todo o mês, um livro diferente para incentivar a leitura. Uma ideia bacana, que, de certa forma, pode criar o hábito da leitura. Mais interessante ainda, quando você passa a ler a literatura de sua região.
Uma das maneiras de conhecer a literatura atual do Vale do Paraíba é através do Clube do Livro do Vale do Paraíba, que tem como objetivo incentivar a leitura de obras literárias da região e fomentar o mercado editorial local.
O projeto Clube do Livro do Vale do Paraíba , coordenado pela escritora Ana Pirolo em parceria com a Editora da Galeria, tem como inspiração todos os escritores do passado e do presente de nossa região. O projeto surgiu para divulgar e enaltecer ainda mais o Vale do Paraíba como referência da literatura nacional.
Inicie na leitura, conheça o nosso projeto Clube do Livro do Vale do Paraíba e curta ainda mais a literatura da região.
E aí, gostou do artigo? Se gostou, curta, comente e compartilhe!!